Posted on

DCIM

DCIM

DCIM: Data center infrastructure management.

Virtualização, descentralização de rede, computação em nuvem.

Se você já está familiarizado com os termos acima, deve também se preparar para conhecer o sistema DCIM.

Um datacenter com um sistema DCIM implantado, é capaz de fornecer informações da infraestrutura, como: Geradores, Nobreaks, Climatizadores, etc, de forma transparente para um software de virtualização bem como para os gestores.

Para nós um sistema DCIM não é um software, mas uma integração de protocolos, que permita que haja uma interconexão entre a camada de dados e os equipamentos responsáveis pela infraestrutra.

Imagine uma empresa de Streaming de videos que deseja instalar container datacenters em diversas partes de um país, os containers seriam gerenciados por uma aplicação que iriam armazenar conteúdos sob demanda. Logo teríamos servidores, storage, switchs e routers, em todos os containers, além de geradores, nobreaks e ar condicionado.

Quando o software detectar a necessidade de armazenar um vídeo no cache em uma determinada localidade, as seguintes informações devem ser avaliadas: O link está sobrecarregado? Tem espaço em disco? Tem memoria e processamento disponível?

Com essas avaliações é possível ao programa determinar se é possível ou não enviar o arquivo de vídeo.

Porém, existem outros riscos, como: Energia e Climatização.

Assim um programa de virtualização mais inteligente fazendo uso do sistema DCIM, poderá ainda avaliar: Tenho capacidade de energia para suportar o aumento do processamento? O custo da energia é viável para armazenar o aquivo nesse site, nesse momento? Tenho climatização suficiente para que o os equipamentos se mantenham operantes sem risco de danos?

Em um país continental como o Brasil, muitas vezes é interessante armazenar os dados em um estado, outras, em outro.

Através de um sistema DCIM, pode se monitorar a quantidade chuvas e iniciar a migração de dados, caso haja risco de enchente, por exemplo.

Ou pode-se transferir dados a uma central que em determinada época do ano usa free cooling, reduzindo o consumo de uma central que esteja pagando por energia térmica, devido à seca.

Tudo SNMP.

Dentro do DCIM, nós focamos no termo Tudo SNMP, pois o protocolo SNMP é comum, simples, eficaz e com uma maturidade invejável, além de ser leve e transparente sob redes TCP/IP.

Por esse motivo, fornecemos sensores e conversores de protocolo, para que toda a infraestrutura possa ser monitorada por SNMP. Pois somente assim acreditamos que todos os usuários possam usufruir da tecnologia DCIM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *